Saponificação

Quando foi criado o sabão?

Não se sabe ao certo quando se deu a invenção do sabão, mas há registros da utilização do sabão pelos romanos e gregos e outra hipótese é que, por volta de 600 anos a.C., os fenícios já ferviam gordura de cabra, misturada com água e cinzas de madeira e produziam seus sabões.

A combinação desses ingredientes resultava em uma mistura pastosa e era utilizada para a limpeza do corpo. Esses seriam, então, os primeiros modelos de sabão para a humanidade.

Hoje o sabão é fabricado por meio de uma reação chamada saponificação.

O que é reação de saponificação?

É a reação responsável pela produção de sabão. É aquela em que um éster reage em meio aquoso com uma base forte, sendo considerado uma hidrólise alcalina. Essas reações são denominadas assim porque, quando ocorre uma reação desse tipo, com um triéster proveniente dos ácidos graxos, formam os sabões.

Explicação sobre o sabão

Quando os óleos ou gorduras (origem animal ou vegetal) são misturados corretamente, produzem sabões, isso é possível porque os óleos e gorduras são compostos por ácidos graxos e quando está em proporções corretas através de bases fortes geralmente são hidróxido de potássio (KOH) ou hidróxido de sódio (NaOH), produz o sabão.

Os sabões são compostos que apresentam uma longa cadeia carbônica com uma extremidade carregada.

Essa extremidade carregada é polar (apresentam polos positivo e negativo, e unem-se por meio desses polos) e assim hidrofílica (tem afinidade com as moléculas de água).

Já a longa cadeia carbônica é apolar (aglomerados de átomos, formados a partir de ligações covalentes e não precisam de polo negativo e positivo) e portanto hidrofóbica (não tem afinidade com as moléculas de água).

Contudo essa longa cadeia carbônica interage bem com as moléculas de gorduras que também são apolares, sendo assim, essa longa cadeia carbônica é chamada de lipofílica (tem afinidade e é solúvel em gorduras).

Com isso, o sabão age como um agente duplo com uma parte da estrutura reagindo bem com a água e a outra parte dom a gordura.

Como ele remove a sujeira?

Quando entramos em contato com bactérias e vírus, eles se misturam com os óleos naturais da nossa pele, então quando lavamos as mãos apenas com água não eliminamos esses micro-organismos pois, água não se mistura com óleo.

Por outro lado, quando lavamos as mãos com sabão as moléculas do sabão formam vários círculos individuais chamados de micela, as cadeias apolares da molécula do sabão ficam para dentro do circulo e as partes polares ficam para o lado de fora, ou seja, nas extremidades. Toda sujeira de nossa mão ficará rodeadas por essas micelas e serão levadas pela água corrente.

Agora que já sabemos como funciona o sabão vamos nos aprofundar mais um pouco sobre a saponificação…

Já sabemos que essa reação tem como reagente óleos ou gorduras de (origem animal ou vegetal) e uma base forte, os óleos ou gorduras são moléculas de triglicerídeo e esse triglicerídeo quando reagem com uma base forte na proporção de 1:3 (um para três) obtêm-se a glicerina e um sal de ácido de graxo chamado de sabão.

https://youtu.be/wa3pvORpekc

Reação de saponificação. Reação de saponificação do sabão (manualdaquimica.com)

http://casaamericana.com.br/reacao-de-saponificacao-voce-sabe-como-surge-o-sabao/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *