Óleo e Meio Ambiente
O óleo as vezes é classificado como matéria orgânica, em outros, como óleos. Mas é fato, quando descartado de maneira errada, traz grandes problemas, como: o entupimento de sistemas de esgoto e o desgaste prematuro dos encanamentos de água.
Porque precisamos reciclar o Óleo?
O óleo de cozinha é altamente poluente. Cada litro derramado na pia, que vai diretamente para a natureza, além de danificar a encanação de sua casa, prejudica a fauna aquática e impermeabiliza o solo causando desequilíbrio do ecossistema e é suficiente para poluir 25.000L de água, o que equivale ao consumo de uma pessoa por 14 anos. No tratamento da água, cerca de 45% do capital utilizado para o tratamento da água é destinado para retirada do óleo.
Quanto mais o cidadão evitar o descarte do óleo no lixo comum, mais estará contribuindo para preservar o meio ambiente. Ainda assim é um resíduo que possui uma alta capacidade de reciclagem.
Mas porque só agora se fala nisso?
Na verdade, esse assunto já é discutido há algum tempo, mas só agora tomou força. Um dos motivos para que isso tenha ocorrido é o fato de que nossos rios, de onde é retirada a água que abastece os centros urbanos, estão poluídos ou em grande risco e como sempre o problema só é enxergado quando engloba todos nós.
O que se pode fazer? Para onde mando esse óleo?
A reciclagem do óleo é feita em 3 etapas e duas delas é feita por VOCÊ. O primeiro passo é armazenar as sobras de óleo utilizadas em frituras, o segundo passo é encaminhá-las para um destinatário adequado e somente depois disso se inicia a terceira fase que consiste na transformação desse óleo em materiais como: sabão em pedra; detergentes; massa de vidro e até mesmo e biodiesel. Aqui no nosso estado temos uma parceira que faz recolhimento desse óleo já utilizado: a RECIGRAXE.
Qual a atuação da Recigraxe?
Atuação da Recigraxe é realizada em escolas públicas ou privadas, universidades, empresas, feiras livres, condomínios, residências, eventos e locais públicos. As ações de conscientização são criadas para estabelecer pequenas mudanças de atitude que somadas, representam um grande impacto coletivo. Cada ação desenvolvida pode ser personalizada para determinado objetivo das instituições.
E no seu estado, como funciona a reciclagem do óleo? Comenta aí!!!!
Referências:
http://site.sabesp.com.br/site/interna/Default.aspx?secaoId=82
https://www.recigraxe.com.br/internatipo=Noticias&acao=quemsomos&filtro=Index.html