Qui-blog ferramenta para o ensino da ciência

É indiscutível a importância da ciência e da tecnologia para o desenvolvimento social e econômico de um país. Elas permeiam a vida de todos e são alicerces sobre os quais se assentam a soberania de uma nação e a qualidade de vida de seus cidadãos.

Porém, o nível de informação e o conhecimento da população sobre ciência e tecnologia ainda é bastante deficiente, talvez pela ausência de uma educação científica abrangente e de qualidade no ensino fundamental e médio do país como também a divulgação científica por meio da mídia e de outros instrumentos.

Na sociedade contemporânea, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) estão presentes em todos os espaços e compõe uma cultura, onde comunicar-se significa estar in locus. As mudanças geradas pelas tecnologias exigem uma nova dinâmica no ato de ensinar e aprender. Se antes a educação tentava formar cidadãos a partir da reprodução das informações tidas como verdades inquestionáveis, hoje a educação forma indivíduos que atuam numa sociedade com muitas peculiaridades, como coloca Trajano:

(…) uma sociedade que não é submissa aos saberes reproduzidos sem análise e sem a persuasão necessária para que se convença das hipóteses que possivelmente poderão ser refutadas a um curto espaço de tempo. Cada vez mais as mudanças ocorrem em menor tempo, exigindo pessoas capazes de acompanhar essas mudanças e, de preferência, que estejam à frente de seu próprio tempo. (TRAJANO, 2010)

As redes sociais têm o papel de integrar, entreter, aproximar mais as pessoas, fato observado nessa pandemia, e compartilhar informações em comum. Cada perfil tem sua finalidade e preferência nas relações.

Existem muitas Redes Sociais com funções para diversas áreas: profissional como o Linkedin, onde se publica o currículo em círculos de amizade pré-concebido para que se obtenha sucesso na carreira. Whatsapp, um aplicativo de mensagens instantâneas onde existe a possibilidade de compartilhamento de vídeos, mensagens de voz e de texto, Instagram, uma rede onde o foco são fotos. (SOUZA e SÁ, 2016)

Aos usuários uma interação virtual, proporcionam informações em tempo real e entende-se que o uso das redes sociais tem sido de grande importância na atual sociedade. Com todas essas disponibilidades tecnológicas, muitas pessoas, instituições educacionais, empresas têm aderido às redes sociais para uma nova relação digital.

Para fins educacionais, as redes sociais têm se mostrado bastante úteis, pois algumas ferramentas se mostraram aplicáveis dentro da prática diária, e como extensão nas rotinas de trabalhos extras, aqueles em que o aluno leva as tarefas para casa.

Os recursos das redes permitem a inclusão de vídeos, links, documentos e mensagens de textos ou de voz.

Com a utilização de um espaço de colaboração, como redes sociais, o professor por sua vez terá a oportunidade de verificar aspectos muitas vezes difíceis de serem identificados em uma sala de aula, como a capacidade de elaborar textos, melhoria do desenvolvimento na escrita, a pesquisa sobre um assunto, a apresentação de uma opinião e o debate entre os alunos. (LORENZO, 2013)

Portanto, a introdução do uso de mídias e sua expansão na sala de aula, permite ao professor um olhar diferenciado no que se refere a melhor compreensão do conteúdo pelo aluno. Sendo assim, o professor que realiza essa aproximação no seu cotidiano passa a se permitir a aprender novas propostas didáticas e compartilhar outros saberes vindo de relações já estabelecidas com alunos em suas redes e comunidade.

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